Egoísmo, na amizade.


Para todos os que desfrutam de uma amizade...





    Cada um, de nós, arranja sempre uma grande amizade ao longo da vida. Daquele género de amizades que nos torna um pouco egoístas. Ou não nos torna, nem um pouco céticos sobre a magia que nos juntou. Ceticismo à parte, ninguém acredita que esta amizade é superável, ou se acredita faz de tudo para a mesma ser inquebrável. É dai que as coisas começam a correr como o vento… ou melhor como uma tempestade. Nada é inquebrável e o facto de te esforçares tanto para o ser, começas a meter os pés pelas mãos e as coisas não resultam. É uma atitude egoísta pensar que uma amizade é infrangível.

    Por falar em egoísmo, pode-se avistar um egoísmo saudável no meio disso tudo. Não falo daquele egoísmo que “És a minha melhor amiga e não nos vamos separar nunca”. Puramente, cliché e falso. Nem tão pouco falo de amizade com a seguinte afirmação: “Amiga vais-me contar tudo e eu prometo-te contar tudo também”. Não, não, esta do “amigas forever” não resulta mesmo. Isto é egoísmo puro e seco, não podemos desejar que esta pessoa faça um pacto que irá contar cada pormenor de sua vida para sempre, nem tão pouco desejar essa pessoa só para nós o resto da vida. A menos que… a menos que queiramos ela mesmo para nós, no sentido mais próximo possível que possas imaginar. As coisas não funcionam assim.

     Quando falo em egoísmo saudável falo de alguém especial, que por ser tão especial dispensa promessas de amizade eterna, dispensa que todas as vezes seja recordado de “ei somos best friends”. Não, please, isso é completamente horrível. Falar deste egoísmo, o tal que acho bom, é falar de alguém que tu gostas não por o reconheceres, apenas, como melhor amigo, mas por o teres presente na cabeça com todo o tipo de memórias, por saberes que já não o vês há meses mas que sabes que estará sempre ali. Aquele que quando não te sentires preparada para falar sobre algo, por vergonha, constrangimento, medo ou até mesmo falta de coragem, não te irá cobrar promessas de “fidelidade” ou de “diário pessoal”. Um melhor amigo não é um diário, não é o teu diário.

      O teu melhor amigo é a pessoa que não tem laços de sangue contigo (às vezes tem) e que sentes que é mais da família do que muita gente que o é, na realidade. O teu melhor amigo é como “Jesus”, está ali sempre contigo, mesmo que não presencialmente, sabe sempre tudo o que se passa, compreende-te, abraça-te em qualquer momento, é onde pedes, muitas vezes, auxílio… abrigo. O teu melhor amigo é o teu abrigo. O teu melhor amigo é uma pessoa à qual tu és devota. Ele nunca te esconderá nada que é feito nas tuas costas, por mais que ele goste das outras pessoas, nunca te cobrará algum segredo, não te ameaçará, não te falará em mil promessas, nem sequer fará mil sacrifícios para a amizade se manter, porque a verdadeira amizade nunca corre perigo. O teu melhor amigo respeitará o teu silêncio, compreenderá cada lágrima ou sorriso que partam de ti. O teu melhor amigo sabe, de cor, cada expressão facial que fazes. O teu melhor amigo é o teu apoio, naqueles dias chuvosos, duvidosos, tenebrosos ou naqueles dias em que não aguentas a tua própria aura. Amigos são isso, e muito mais. O que muitos não compreendem é que amigos não servem apenas para o que descrevi acima, amigos servem para o bem e para o mal. É uma espécie de casamento, a amizade. Ora “ficarei contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença e bla bla”. Ou seja, de todos os males para o qual eles servem, eles também servem para todas as nossas alegrias, conquistas, vontades e vitórias. Eles merecem ser parte fundamental de tudo e não de metades. Amizades não são feitas de metades. Nem tu és feita de uma metade! Tens a metade de teu pai e a de tua mãe o que te torna um ser com duas metades, único e com potencial de seres incrível, e incrivelmente amigo.

Amizade é isso, ser amigo e não apenas “orar” ao mundo que se tem um amigo quando em nada se prova esta amizade.
Amigo és tu, amigo de alguém que também é teu amigo.


Eu tenho uma amizade em que sou egoísta, Pois quero essa pessoa na minha vida por eu, só, pensar em mim. Ela faz-me tanta falta, faz-me sentir tão feliz, compreende-me como ninguém, é a melhor pessoa que conheço... Faz-me sentir realmente egoísta por não a querer longe de mim. Mas é o egoísmo mais saudável que conheço, porque não quero sair da vida dela por saber que eu, também, sou um porto de abrigo para ela.

Comentários

Mensagens populares