"Pés- Adeus Calos"
O uso do calçado demasiado apertado, com pouca ventilação e de salto alto favorece o aparecimento dos calos. Por este motivo as mais atingidas são as mulheres. Vamos ter uma noção geral sobre este probleminha.
As calosidades que surgem na zona dos calcanhares e na sola dos pés podem ser facilmente eliminadas com uma limagem dos pés (com lima ou pedra-pomes), com a correção da postura e com a utilização de melhores sapatos. Porém quando se fala em calos (que aparecem muitas vezes no quinto dedo do pé) a sua remoção terá de ser feita por um especialista- pedicure ou calista- ou se preferir pode utilizar uma pomada que faz os seus calos caírem, é um tratamento mais demorado mas resulta.
Os calos começam porque aquela zona do pé sofre atrito quanto ao sapato, é criado uma bolha e esta bolha vai secando até ficar dura. Alguns calos criam um núcleo, estes são os piores calos.
Como tratar?
OS calos devem ser tratados por um calista, não pense que a cura será imediata, apesar do tratamento ser possível e muito e eficaz, tem de ser feito de uma forma continua. Não é numa única sessão que se atingem os resultados esperados.
Durante os intervalos das consultas é importante ter alguns cuidados diários, sendo estes:
1- Recomenda-se a utilização de sapatos redondos ou quadrados, nunca afunilados, confortáveis;
2- As meias devem ser de algodão;
3- Deve usar algo que proteja o calo para ele não estar sempre a encostar nas meias;
4- Deverá usar um protetor recomendado pelo calista (um creme, pomada).
Creme esfoliante
Ingrediente:
3 colheres (sopa) de farinha de centeio
1/2 limão espremido.
Preparação:
Misture bem os dois ingredientes. Em seguida, massaje os pés com este creme, mas sem aplicar demasiada força. Lave depois com água fria.
Nota: A farinha, com propriedades abrasivas, e o limão, que é emoliente, vão tornar a pele dos pés muito mais macia. Também pode aplicar este esfoliante no joelho.
Bem meninas(os) por hoje é tudo, espero que tenham gostado das dicas. Não percam o próximo post- "As unhas".
Comentários
Enviar um comentário