As mãos- Frieiras

Olá meninas e meninos, hoje o nosso tema será sobre aquelas terríveis coisas que nos acontecem nas mãos às quais chamamos frieiras. Vamos ver porque aparecem e o seu tratamento, espero que vos seja útil.



As frieiras apesar de não apresentarem nenhum problema grave a nível estético não ficam bem e são muito incomodativas. Pode-se considerar uma doença porque aparece só em algumas pessoas, tem causas e tratamento. Então trata-se de uma doença que a pele sofre uma reação anormal perante o frio e a humidade, que se manifesta com alterações na pele principalmente nos dedos das mãos. Acabam por tirar alguma mobilidade na área afetada e causam dores e feridas. Não são mais do que lesões inflamatórias localizadas. Esta reação acontece devido a um estreitamento das arteríolas e das vénolas. Estes vasos sanguíneos ficam apertados, contraem-se e impedem o sangue de circular até ás extremidades. Por isso mesmo as frieras costumam surgir sobretudo nas pontas dos dedos, e claro o fato da temperatura ser mais baixa nests zonas do corpo favorece o seu aparecimento.

Os efeitos das frieiras podem ser:
Inchaços; 
Vermelhidão;;
Comichão;
Dor;
Em casos mais graves- Feridas.









Outras zonas que as frieiras podem aparecer:
Pés;
Joelhos;
Cotovelos;
As partes inferiores das pernas;
Orelhas;
Ponta do nariz.


Quais são as causas?

Bem existem muitas causas para o aparecimento desta doença, o fator genético é o fator mais responsável, fazem logo à partida com que certas pessoas tenham mais tendência ou probabilidades de ter do que outras. 
O género sexual dos indivíduos também é uma causa, e a verdade é que o sexo feminino tem muito mais probabilidades de ter esta doença do que o sexo masculino, isto por diversos fatores, nós as mulheres possuímos uma circulação sanguínea mais deficiente nas extremidades, temos maior número de reações hormonais e reagimos mais às alterações climáticas, muitas vezes devido a mudanças menstruais. 
Contudo as frieiras não se prendem única e exclusivamente com razões genéticas e hormonais. Existem outras causas, tais como:

Idade- Os médicos afirmam que as crianças e adolescentes são os grupos mais afetados;
Anorexia Nervosa- Pessoas que sofrem desta doença têm muita tendência a ter esta doença também;
Hipotiroidismo;
E outras doenças mais raras que alteram as proteínas no sangue também fazem parte do grupo de risco;
O clima e o meio ambiente também são decisivos.


Como tratar as frieiras?

Sem dúvida que a melhor forma de lutar contra as frieiras é apostando na prevenção. Deve tentar manter a casa bem aquecida. Uma das grandes medidas de prevenção é a prática de exercício físico. 
No entanto se a frieiras forem demasiado incomodativas existe a possibilidade de recorrer a medicamentos vasodilatadores, mas só se aconselham a casos realmente graves.
Se mesmo prevenindo as frieiras teimam em aparecer não existe muito a fazer, convêm colocar pomada e esfregar bem na zona afetada, também deve-se colocar protetores para não piorar. E claro que se as frieiras criarem bolhas e feridas deve dirigir-se a um médico. 

Mas não se preocupe demais não é um problema muito sério, tente cuidar da pele tendo ou não frieiras. Bem gente para vos tentar ajudar fui procurar alguns tratamentos para as frieiras e vi alguns sites e blogs que tinham, não sei até quando são fidedignos mas tentem ler e ver se querem arriscar. 


Espero ter ajudado a vocês minhas pessoas lindas. Beijinhos e não percam o nosso próximo post sobre os pés! Porque eles também precisam de toda a nossa atenção. 



<3

Comentários

Mensagens populares